Sigmund Freud....Um CARA de muitas épocas..

Sigmund Freud

Sigmund Freud, médico especializado em doenças mentais e considerado o pai da psicanálise, nasceu em 6 de maio de 1877, em Freiberg, Moravia, no império austro-húngaro (hoje Pribor, Checoslováquia). Quando tinha quatro anos, sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros, e lá viveria até 1938, quando fugiria para a Inglaterra em função do movimento nazista. Freud morreu aos 83 anos, na Inglaterra, em 23 de setembro de 1939, vítima do câncer de mandíbula que o acompanhou por 16 anos.

Trajetória

Desde criança, Freud mostrava um comportamento diferente. Aos nove anos, entrou para a escola e passou a apresentar um aproveitamento acima da média, o que impressionava seus pais e professores. Em 1873, matriculou-se na Universidade de Viena, onde ingressou a princípio para cursar filosofia e de onde acabaria saindo formado em medicina, em 1881. Freud decidiu-se pela especialização em fisiologia nervosa, o que lhe permitiu conhecer a natureza humana na prática.

O psicanalista dedicou suas primeiras pesquisas à fisiologia do sistema nervoso, e descobriu os efeitos anestésicos da cocaína. Dedicou-se ao estudo da neuropatologia. Em 1885, começou a estudar em Paris, com Charcot,a aplicação da hipnose
ao tratamento da histeria assunto pelo qual era fascinado.

Alguns anos mais tarde, em 1895, ele publicou, em colaboração com Josef Breuer, Estudos sobre a Histeria, onde expôs as suas investigações sobre o poder terapêutico da catarse. A descoberta foi o ponto de partida da psicanálise e virou inspiração para grandes obras: Interpretação dos Sonhos, Três Ensaios sobre a Sexualidade,Lições de Introdução à Psicanálise e O Ego
e o Id.

Entre as significativas contribuições da obra freudiana à psicanálise destacam-se a distinção entre o consciente, o pré-consciente e o inconsciente, fatores importantes e decisivos para compreender conflitos psíquicos também apresentados por ele como o complexo de Édipo, a ansiedade e os mecanismos de defesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação