CURIOSIDADE: O universo tem cheiro do que?


O universo tem um cheiro semelhante ao de uma corrida Nascar, metal quente, fumaça de óleo diesel e fumaça de churrasqueira. A fonte? Estrelas moribundas, principalmente.

Os subprodutos da combustão desenfreada disso tudo são compostos fedorentos chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos."Estas moléculas parecem estar em todo o universo", diz Louis Allamandola, fundador e diretor do Laboratório de Astrofísica e Astroquímica da NASA. "E eles estão em todos os lugares, aparecendo em cometas, meteoritos e poeira espacial."

Estes hidrocarbonetos podem ter sido pré-selecionados para a base das primeiras formas de vida na Terra. Não surpreendentemente, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos podem ser encontrados no carvão, petróleo e até mesmo na comida.

Apesar dos humanos nāo poderem sentir o puro cheiro do espaço exterior, quando os astronautas estão fora da ISS (Estação Espacial Internacional), eles relatam um cheiro de carne "frita" ou "queimada", e eles não estão apenas sonhando com uma refeição caseira.

O cheiro do espaço é tão distinto que, há cinco anos, a NASA pediu para a fabricante de fragrâncias Omega Ingredients recriar alguns odores espaciais para suas simulações de treinamento. "Recentemente produzimos o cheiro da lua", diz Steven Pearce, da Omega Ingredients.

Allamandola explica que nosso sistema solar é particularmente picante, porque é rico em carbono e pobre em oxigênio. Estrelas ricas em oxigênio, no entanto, têm aromas que lembram uma churrasqueira. Depois de deixar a nossa galáxia, o cheiro pode ficar muito interessante. Nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas de poeira sediam uma verdadeira miscelânea de odores, desde aromas doces até cheiro de ovo podre, vindo do enxofre. [PopSci]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação