CINEMA E TURISMO

A influência do cinema no turismo mundial

Na imagem, a cidade de Dubrovnik, onde foi gravado cenas de Game of Thrones (Foto: Gary Bembridge/Flickr)

Agora, é fácil descobrir quais serão os lugares mais procurados pelos turistas no próximo ano. Basta acompanhar os lançamentos do cinema e séries de sucesso nos cinemas e nas plataformas de streaming.

A ilha de Vis na Croácia, onde foi filmado Mamma Mia, atraiu um grande número de turistas após o lançamento do filme. A série Game of Thrones, um sucesso mundial, mudou a vida da cidade croata de Dubrovnik. E com a estreia da comédia romântica Crazy Rich Asians, as agências de turismo de Cingapura apressaram-se a criar roteiros para turistas seduzidos pelo estilo de vida de jovens ricos da cidade.

Essa tendência não é um fenômeno novo. O cenário criado no deserto da Tunísia por George Lucas para o planeta Tatooine no primeiro filme da série Guerra das Estrelas atrai fãs do filme há anos. Um artigo publicado pelo jornal Guardian, em 2005, citou que “27% dos ingleses escolheram o local de férias inspirados por livros, filmes e séries”.

Nos últimos dez anos, o movimento de turistas nos lugares onde a série Game of Thrones foi filmada como Croácia, Espanha, Irlanda do Norte e Islândia, tem sido intenso. Segundo um artigo publicado pela revista Vogue, o turismo em Monterey, na Califórnia, aumentou depois do sucesso da série Big Little Lies, mas os visitantes podem ficar desapontados ao saber que grande parte das filmagens foram feitas em Malibu e Big Sur. A série da BBC Poldark também estimulou a curiosidade pela região costeira da Cornualha, no Reino Unido.

Mas além do interesse despertado por filmes e séries, alguns fatores como a oferta de passagens mais baratas pelas companhias aéreas de baixo custo, a ascensão da classe média chinesa que, com um poder aquisitivo maior, adquiriu o hábito de viajar, os enormes transatlânticos que fazem cruzeiros com tarifas promocionais e o serviço de reserva de hospedagem online Airbnb incentivaram o aumento do turismo internacional.

A procura por destinos turísticos vistos nas telas é alta. É claro, um grande número de turistas cinéfilos pode tumultuar uma pacata cidade à beira-mar, mas para os moradores locais o turismo é uma fonte de renda. Além disso, é gratificante saber que a arte inspira as pessoas a explorar o mundo.Quartz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação