TENSÃO DIPLOMÁTICA

Coreia do Norte acusa os EUA de fazerem ‘jogo duplo’

Visita de uma equipe americana, que ocorreria esta semana, foi cancelada (Foto: Official White House/Stephanie Chasez)

A Coreia do Norte acusou o governo dos Estados Unidos de estar fazendo “jogo duplo” por não acreditar na desnuclearização do país. Segundo o jornal estatal norte-coreano Rodong Sinmun, forças especiais americanas destacadas no Japão realizaram manobras para uma possível “infiltração em Pyongyang”.

De acordo com o jornal norte-coreano, publicado no último domingo, 26, a estratégia dos Estados Unidos é invadir a Coreia do Norte, caso as negociações para a desnuclearização completa, acordada na cúpula em Cingapura, congelem.

O jornal estatal também acusou os Estados Unidos de “planejarem uma trama criminosa”. Desde a cúpula em Cingapura entre os líderes dos países, as negociações pouco avançaram. O texto do jornal foi compartilhado pela agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.

“Não podemos deixar de tomar nota das atitudes de jogo duplo dos EUA, que estão ocupados em organizar testes secretos que envolvem unidades especiais que matam homens, enquanto dialoga com um sorriso no rosto”, afirma o texto, destacando que os movimentos dos EUA são “extremamente provocativos e perigosos”.

Segundo o texto, entre o fim de julho e o início de agosto, antes das novas manobras das forças especiais, o submarino nuclear americano USS Michigan transportou várias unidades especiais de Okinawa, no Japão, para Jinhae, na Coreia do Sul. Segundo o Guardian, um porta-voz da embaixada dos EUA em Seul disse que não tinha informações sobre a veracidade das informações do jornal norte-coreano.

Visita cancelada

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e sua equipe visitariam a Coreia do Norte nesta semana, mas a viagem foi cancelada por Donald Trump no último dia 24 de agosto. Após anunciar o cancelamento, o presidente americano enviou os “mais sinceros cumprimentos e respeito” ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmando que está “ansioso para vê-lo em breve”.

“Eu pedi ao secretário de Estado, Mike Pompeo, para não ir à Coréia do Norte neste momento, porque eu sinto que não estamos fazendo progresso suficiente com relação à desnuclearização da Península Coreana. Além disso, por causa de nossa posição comercial muito mais difícil com a China, eu não acredito que eles estejam ajudando com o processo de desnuclearização como antes (apesar das sanções da ONU que estão em vigor)”, escreveu Trump nas redes sociais, destacando que Pompeo está “ansioso” para ir à Coreia do Norte “em um futuro próximo”.Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação