NASA LUA

O que significa a descoberta de gelo na Lua?

Descoberta provocou discussões na comunidade científica (Foto: Wikimedia)

Com base em dados transmitidos pelo instrumento Moon Mineralogy Mapper (M3) a bordo da nave não tripulada Chandrayann–1, cientistas da Universidade do Havaí, da Brown University e do Centro de Pesquisa da Nasa, descobriram gelo na região dos polos da Lua.

Em um artigo publicado na revista científica Proceedings da National Academy of Sciences, os autores da descoberta escreveram: “encontramos provas diretas e concretas da existência de gelo na superfície da Lua. Esses depósitos de gelo podem ser usados como um recurso local na futura exploração da Lua”.

A descoberta provocou discussões na comunidade científica e nas agências espaciais europeia e chinesa sobre a construção de estações lunares, que serviriam de apoio para missões espaciais.

A presença de água também suscitou debates sobre a existência de algum tipo de vida na Lua. Mas embora a água seja um elemento essencial para a subsistência de todas as espécies, nem sempre sua presença é um sinal de vida. Gelo também foi encontrado nas superfícies do planeta Mercúrio e no planeta anão Ceres sem indícios de vida.

O clima na Lua é inóspito. No lado norte as temperaturas são baixíssimas por causa da ausência da luz do Sol e nas áreas expostas à radiação solar é extremamente quente. No entanto, é possível que haja algum tipo de vida capaz de sobreviver em ambientes extremos.

Mas as luas Europa, de Júpiter, e Encélado, de Saturno, têm mais condições de abrigar vida microbiana do que a Lua. Assim, apesar de alguns cientistas acreditarem na hipótese de vida na Lua em algum momento, a fantasia de conhecer extraterrestres ainda se limita ao cinema.Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação