Bettina realiza cirurgias de “ouvido biônico” nesta quarta (9)




Nesta quarta, dia 9, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza mais duas cirurgias de implante coclear, conhecida popularmente como "ouvido biônico". A implantação do procedimento eleva a UFPA a ser a primeira instituição do Norte a desenvolver o implante coclear. A equipe que realiza a cirurgia é multidisciplinar e comandada pelo professor doutor José Cláudio Cordeiro, coordenador do Serviço de Otorrinolaringologista do Bettina. A transmissão, ao vivo, acontece no auditório do Bettina, às 9h e 14h.

Implante - O implante coclear é um aparelho colocado cirurgicamente, o qual faz a função das células ciliadas lesadas ou ausentes do ouvido interno e restaura – ou cria – a capacidade de captar e compreender o som, sendo encaminhado diretamente ao nervo auditivo, por meio de estímulos elétricos que chegam ao cérebro, possibilitando uma percepção sonora clara, inclusive da fala.

Cirurgias – As últimas duas cirurgias realizadas, dia 26 de janeiro de 2011, foram garantidas por meio do credenciamento que o HUBFS conseguiu junto ao Ministério da Saúde, previsto na Portaria 4.065, de 17 de dezembro de 2010, que estabelece recurso anual no montante de R$ 1,1 milhão, a ser incorporado ao teto financeiro de média e alta complexidade do Estado do Pará e do município de Belém. “Com isso, realizaremos duas cirurgias por mês. Hoje temos 50 pacientes selecionados para realizar o implante, então objetivamos ampliar o atendimento. Por isso, vamos conversar com o novo secretário de Saúde do Estado, Hélio Franco, e solicitar que nos garanta as 16 das 18 cirurgias que a gestão anterior tinha doado ao HUBFS. Duas dessas já ocorreram em outubro de 2010”, explica o professor Cláudio.

Implantados – Até outubro de 2010, eram cerca de 300 mil implantados em todo o mundo. No Brasil, onde se realiza 500 implantes ao ano, eram mais de 3 mil. Os Estados brasileiros que possuem Centro SUS de implante coclear são: Rio Grande do Sul (1 centro), Paraná (2 centros), São Paulo (3 centros na capital, 4 centros no interior), Rio de Janeiro (1 centro), Minas Gerais (4 centros), Distrito Federal, Bahia (1 centro), Pernambuco (1 centro), Rio Grande do Norte (1 centro), Ceará ( 1 centro) e, agora, o Pará (primeiro centro na Região Norte).

Por Cleide Magalhães...ASCOM/HUBFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação