Hoje é dia de internet segura



Oito de fevereiro poderia passar como uma data qualquer se não fosse os perigos que rondam os usuários da grande rede de pessoas que usam computares. Em uma atitude nobre, hoje se comemora o Dia Mundial da Internet Segura. A data é uma iniciativa que mobiliza 65 países a fim de para promover o uso seguro da web.

A ideia tem como berço o INSAFE, uma rede que agrupa organizações que trabalham na promoção do uso consciente da rede nos países da União Européia. Para este ano, o tema do dia é: "Estar online é mais que um jogo. É sua vida".

No Brasil, o evento está sendo organizado pela Safernet Brasil, o Ministério Público e o Comitê Gesto da Internet que, em parceria com instituições, escolas, governos e veículos de comunicação irão realizar oficinas, debates, chats, concursos, cartilhas, matérias de conscientização e mais um monte de coisa, pensando nos imprudentes usuários que ainda caem no conto das fotos da festa.

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, por meio do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, vai distribuir folders educativos para crianças e adolescentes, com informações básicas para uma navegação segura em escolas e LAN houses.

A Safernet Brasil é uma associação com atuação nacional, fundada em 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito. Entre outras ações, a entidade criou a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, que oferece o serviço de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento on-line de denúncias anônimas sobre qualquer crime ou violação aos Direitos Humanos praticado na internet.

Mais informações podem ser obtidas no site www.diadainternetsegura.org.br.(Yggor Araújo, Diário Online)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação