Pará se despede de Benedito Nunes



Familiares, amigos e admiradores se despediram, na manhã desta segunda-feira, 28, do filósofo e escritor paraense Benedito José Viana da Costa Nunes, durante a missa de corpo presente celebrada na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Ele faleceu na manhã deste domingo, 27, após parada cardíaca decorrente de complicações renais.

A celebração foi realizada pelo padre Fabrízio Meroni, diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém. Um dos momentos de maior emoção foi a leitura de textos de autoria de T.S. Eliot e José Maria Rilke, que tratam sobre a vida e a morte. A leitura foi feita pelo jornalista Guto Lobato e pelos professores Décio Gusmão e Artur Maués, da UFPA, acompanhados pelo som de piano da "Sonata ao Luar", de Beethoven.

Com a igreja lotada, após a despedida dos amigos e familiares, o corpo de Benedito Nunes foi levado em cortejo até o cemitério Max Domini, em Marituba, Região Metropolitana de Belém, onde houve uma cerimônia de sepultamento simbólico. O corpo foi colocado em uma urna, onde permanecerá até às 10h desta terça-feira (1), quando será cremado.

Várias autoridades e personalidades do meio artístico e literário estiveram presentes à missa. O governador do Estado, Simão Jatene, acompanhou a celebração e se despediu do amigo. “Não é uma perda só para o Estado, mas para toda a humanidade, que perdeu um grande pensador”, lamentou o governador.

O reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy, também participou da celebração e ressaltou o legado que Benedito Nunes deixa para o meio acadêmico. “Foi um homem muito generoso e tinha a simplicidade como marca pessoal. Ele se dizia um eterno aprendiz. Eu digo que, para nós todos, ele será sempre um eterno mestre.”

Professor emérito da UFPA, Benedito Nunes deixa eternizada suas obras. “Ele representa e vai continuar representando o monumento vivo da cultura paraense, com grande impacto no Brasil e até no exterior”, declarou o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves.ASCOM/UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação