Na cidade Universitária 2...Aprendendo a ser grande.



Novo banco de dados do Bettina tem cerca de 200 mil pessoas


Cerca de 200 mil pessoas já estão cadastradas no novo banco de dados do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A iniciativa faz parte da implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Ao receber atendimento é importante que os usuários do hospital levem seus documentos e de seus filhos para terem os dados atualizados no sistema. O aplicativo gera um novo número de identificação e prontuário do paciente.

Os documentos necessários devem ser originais: carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem não tem cartão SUS e faz tratamento no Hospital Bettina não há problema porque a instituição emite o documento, de acordo com a solicitação do médico. Nos demais casos, o cartão é obrigatório e emitido na Unidade Básica de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

O AGHU vai padronizar as práticas administrativas e assistenciais do hospital, por meio do qual será feito cadastro do paciente, internação e prescrição médica e hospitalar. A intenção final é chegar ao prontuário eletrônico abolindo o papel – o que beneficia ainda o meio ambiente.

2ª Etapa - A partir desta semana, o HUBFS entra no segundo módulo do aplicativo que trata da prescrição médica em relação à internação no Centro Cirúrgico e Enfermaria do hospital. “À implantação dessa etapa já instalamos quatro computadores que serão utilizados no procedimento. Essa fase está prevista para acontecer depois que cumprirmos uma série de requisitos apresentados pelo HCPA. Buscamos fazer o mais breve possível e vamos reunir com o setor de Planejamento para definirmos diversas questões”, explica Allan Maia, técnico em Informática do HUBFS.

O setor de Informática é responsável pela instalação e suporte dos computadores. No programa consta ainda que o Ministério da Educação (MEC) vai qualificar os servidores, em especial médicos e enfermeiros, por meio de videoconferências, chats, fóruns, etc. “Eles serão os multiplicadores desse conhecimento. O AGHU vai contemplar e gerenciar todo o hospital garantindo confiabilidade e informação precisa sobre o paciente. A partir do sistema, poderemos diminuir os custos e até realizar um censo no HUBFS, que vai ajudar na implementação de melhores políticas de saúde para o hospital beneficiando a população”, disse Allan.

Sala Segura – À implementação do aplicativo foi fundamental a reforma completa do setor de informática, o qual conta com uma Sala Segura, que tem pintura específica e equipamentos de última geração. O espaço abriga os servidores de informática do HIBFS, que receberam treinamento sobre o novo software de gestão hospitalar.

A construção da obra advém de recursos do próprio hospital. Uma equipe do Hospital Bettina, coordenada pelo diretor adjunto, o bioquímico Renato Ferreira, trabalhou de forma exaustiva na elaboração do projeto de reestruturação do HUBFS.

Para ajudar a colocar em prática o aplicativo o HUBFS foi contemplado com 87 microcomputadores. Os recursos foram liberados e os equipamentos adquiridos por meio de pregão eletrônico nacional. A instalação desses equipamentos já é realidade e aquisição de nobreaks, empenhados e garantidos pela Reitoria da UFPA.

Por Cleide Magalhães – ASCOM/HUBFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação