Sobe para 10.489 o número de mortos no Japão


Mulher observa perdas em meio à neve no Japão (Foto: AFP)


O número de mortos confirmados no tsunami que varreu em 11 de março passado a costa nordeste do Japão subiu para 10.489, informou a agência de notícias NHK. O número de desaparecidos já passa de 16.600.

Medo da radiação

O Japão anunciou neste sábado ter detectado no mar, perto da avariada central nuclear de Fukushima, níveis de iodo radioativo 1.250 vezes acima do permitido, aumentando ainda mais o temor de que a blindagem de um dos reatores tenha sofrido uma fissura.

Esta grande concentração de iodo radioativo agrava o risco de contaminação alimentar dos frutos do mar, tão apreciados pelos japoneses.

Prejuízos

O custo econômico do terremoto e do tsunami que afetaram o nordeste do Japão em 11 de março é de US$ 309 bilhões, anunciou o governo nipônico. O valor corresponde aos danos das infraestruturas, das casas e das empresas do nordeste do Japão. A catástrofe pode conter o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 0,5%, segundo o governo.

O custo final pode ser ainda maior, já que a estimativa não leva em consideração o impacto dos cortes de energia elétrica na região de Tóquio em consequência da crise nas centrais nucleares e térmicas. (eBand)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação