Alô Você!...Começou

Inscrições abertas para o Enem. Começa um novo drama?

Enem 2012: abertura das inscrições para as provas (Fonte: Reprodução/Agência O Globo)

A edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa oficialmente nesta segunda-feira, 28, com a abertura das inscrições para as provas, que serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br. O edital do Enem 2012 foi publicado na última sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União. A taxa de inscrição é de R$ 35.

Mudanças na correção da redação
Quanto às provas, uma das principais mudanças do Enem para este ano é na redação. A partir de agora, a redação será avaliada por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota dada pelo outro. Além disso, a discrepância máxima entre as notas dadas pelos dois corretores caiu dos anteriores 300 pontos para 200. Se a discrepância for maior do que isso a redação será avaliada por um terceiro corretor.

Problemas nos últimos anos
Usado como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior do país, nos últimos anos o Enem esteve envolto em vários problemas que arranharam a imagem do Exame e afetaram sua credibilidade.

No ano passado, 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a nove questões que caíram no Enem em um simulado aplicado na escola duas semanas antes. Em 2009, as questões do Enem vazaram de uma gráfica que imprimia as provas em São Paulo.

G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação