Ministério da Saúde amplia cirurgia de implante coclear no Hospital Bettina


O Hospital Bettina Ferro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), tem o único Centro de Implante Coclear do Sistema Único de Saúde, na Região Norte, agora com aprovação do Ministério da Saúde para dobrar para quatro o número de cirurgias mensais. Se suprir a meta, o Hospital seguirá ampliando sua capacidade de implantes. Até agora, foram feitos 25 implantes em pacientes, na faixa etária de dois anos a 73 anos de idade. Na quarta, 23 de maio, acontecem mais duas cirurgias. O diretor do Hospital, Paulo Amorim, e o professor José Cláudio Cordeiro, otorrinolaringologista responsável pelo centro, negociam com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) a possibilidade de expandir o serviço para o interior do Pará, inclusive com acompanhamento pós-cirúrgico.

Aniversário – Foi comemorado recentemente na UFPA o primeiro ano de atividade do Centro de Implante Coclear, motivo de alegria e satisfação. “É um momento histórico, porque foi bastante trabalhoso conseguirmos habilitar o Hospital Bettina Ferro de Souza para que as cirurgias fossem feitas pelo SUS. E, para isso, o empenho por parte do Serviço de Otorrinolaringologia do Bettina e da Reitoria da Universidade Federal do Pará foi essencial”, afirma o professor José Cláudio Cordeiro.

As primeiras cirurgias de implante coclear, conhecido popularmente como "ouvido biônico", foram realizadas em uma mulher de 32 anos e um rapaz de 19, residentes em Belém e em Curuçá, respectivamente, os quais perderam a audição de modos diferentes. “A paciente perdeu a audição por infecção pós-parto, e o rapaz, em consequência de gripe forte, labirintite e tontura. Ambos estão participando da vida familiar e social ativamente”, informa o médico.

Qualidade de Vida - A cirurgia de implante coclear é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a segunda cirurgia que proporciona melhor qualidade de vida ao usuário, acima, inclusive, do marca-passo cardíaco. “É uma cirurgia de alta complexidade que beneficia – e muito! – a todos que perderam a audição ou que nasceram sem ouvir”, informa o professor José Cláudio Cordeiro. “Com o teste da orelhinha, obrigatório em todo o Brasil, vamos ter a confirmação de que, a cada mil crianças, três nascem com deficiência auditiva”, afirma.

Implantados – Em 2010, eram cerca de 300 mil implantados em todo o mundo. No Brasil, mais de três mil. Os Estados que possuem Centro SUS de Implante Coclear são: Rio Grande do Sul (1 centro), Paraná (2 centros), São Paulo (3 centros na capital, 4 centros no interior), Rio de Janeiro (1 centro), Minas Gerais (4 centros), Distrito Federal, Bahia (1 centro), Pernambuco (1 centro), Rio Grande do Norte (1 centro), Ceará ( 1 centro) e o Pará (primeiro centro na Região Norte).

Texto: Cleide Magalhães - Ascom/HUBFS/UFPA
Jornalista Profissional
DRT/PA 1563
Ascom/HUBFS/UFPA
3201 8581/ 3201 7921

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação