Em um mundo vazio, a banalização da liderança

Hitler seria considerado um "líder coach"?

Poucas coisas são tão desalentadoras quanto cruzar com uma livraria de aeroporto. Os mais-vendidos do momento saltam aos seus olhos, e não importa o quanto você lutou para ficar longe dos modismos editoriais: a livraria de aeroporto vai lhe colocar cara a cara com a vida real. O seu voo ainda vai demorar meia-hora, não há mais nada a fazer no saguão de espera. Então você passa os olhos pelas estantes, num gesto de curiosidade mórbida.

É um pouco como espiar um acidente na beira da estrada. Só que em vez das vítimas com as tripas de fora, são os best-sellers vendidos aos milhões que nos deprimem. As apostas editoriais mudam de acordo com a dança. Tem o ano vampiro, o ano fada, anjo, mistérios medievais… Mas, pelo menos no setor de auto-ajuda, há uma tendência que nunca parece sair de moda. A cada dez livros nas estantes das livrarias de aeroporto, pelo menos seis insistem ensinar seus leitores a serem líderes. Seja líder no trabalho, seja líder em casa, no seu negócio, na sua cozinha, na sua vida. Aprenda liderança com Jesus ou com o Dalai Lama, “inspire pessoas”, “mude vidas”, faça “sua jornada até a liderança autêntica e sustentável”. E o que dizer de expressões como “líder coach”, “coração de líder”, “líder do novo milênio” e de histórias de executivos que abandonaram suas ferraris para aprender a “essência da liderança” em mosteiros remotos?

Os livros insistem, com suas fórmulas enfadonhas, que o mundo se resume a um sistema de líderes e liderados. Mas é difícil entender essa obsessão por liderança em uma sociedade em que ninguém quer se responsabilizar por nada. Não há coisa mais chata do que liderar. Ser responsável por indivíduos e – pior ainda – dizer a eles o que fazer. As pessoas realmente querem isso para elas? Para que? E com que propósito?

Desde a Segunda Guerra mundial, o mundo ficou um tanto desiludido com seus líderes. Hitler, por exemplo, poderia muito bem ser considerado um “líder coach”. Seu “coração de líder” convenceu seus compatriotas a matarem milhares de judeus. Não é o único exemplo. A civilização já estava cansada de chefes e revoluções que resultavam em tiranias e mortes.

Não por acaso, pensadores como Isaiah Berlin são tão influentes desde a pós-guerra. Berlin criou os termos “liberdade negativa” – para definir uma liberdade a base de coerção – e “liberdade positiva” – para definir uma liberdade em que todos têm a oportunidade de demonstrar o seu potencial. O nosso mundo ocidental contemporâneo é moldado no conceito de liberdade positiva, em que os perigosos líderes e seus grandes ideais são trocados por uma sociedade que funciona mais ou menos sozinha, equilibrada pela sociedade de consumo. Esta não está mais a serviço valores edificantes do passado, mas sim dos desejos simples e banais dos indivíduos.

Os governantes não são mais líderes históricos que nos guiam para conquistas coletivas. São apenas burocratas ou tecnocratas que cuidam da economia e se contentam em nos entregar aquilo que precisamos: boas estradas, bons serviços, etc. A ideia de liderança, claro, não desapareceu totalmente do mundo: ela se descentralizou, ficou ao alcance de cada cidadão. Nessa fragmentação, restou ao indivíduo a busca desesperada pelo seu “líder interno”.

Numa sociedade movida pela economia de mercado, o líder é o empreendedor, o self-made man, aquele que mobiliza as pessoas em torno de um negócio, um escritório, uma associação. Liderança já significou reunir pessoas em torno de valores e ideais. Agora, o líder convence o estagiário a buscar café e xerocar documentos com a promessa de que será o futuro Eike Batista.

A liderança se banalizou. Virou uma fórmula comercial que se compra por 30 reais numa ponte aérea. Mas queremos mesmo liderar? Ou estamos apenas tentando preencher o vácuo deixado pela sociedade de consumo? A “liberdade positiva” de Berlin pode nos ter poupado de ideais perigosos e tiranias massacrantes, mas nos transformou em máquinas ocas de felicidade, robôs solitários, seres errantes em um mundo de infinitos desejos, só que vazio de significado.Bolivar Torres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação