2013:seria o Fim?

Se 2012 foi um ano quente, 2013 será ainda mais?

De fevereiro para cá, o tempo esteve, em média, mais quente do que o normal (Fonte: Reprodução/O Globo)

Este foi mais um verão típico dos tempos de aquecimento global no Hemisfério Norte. Os Estados Unidos sofreram sob um sol escaldante em julho, após a primavera mais quente já registrada na história do país. Por aqui, no dia 19 de setembro, em uma semana de extremo calor, os termômetros marcaram 41,2 graus, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, com um pequeno detalhe: era inverno. Se 2012 foi um ano quente, 2013 será ainda mais?

Mais de 60% do território dos Estados Unidos está sofrendo com a seca, que atingiu também partes da Europa Oriental e da Índia. No Ártico, a cobertura de gelo do mar está em uma baixa recorde. Segundo artigo de Stefan Rahmstorf (do Instituto de Pesquisa do Clima de Potsdam, na Alemanha), publicado na revista “New Scientist”, o El Niño vai provocar, em 2013, um novo aquecimento dos oceanos, gerando assim recordes de temperaturas globais.

Uma variação natural na média de temperaturas faz com que alguns anos sejam mais quentes e outros mais frios: 2005 e 2010 ficaram acima da média, enquanto que 2008 e 2011 ficaram abaixo. A oscilação, em geral, é de 0,2 graus para mais ou para menos. Essa variação acontece por conta de erupções vulcânicas, alteração dos raios de sol e uma irregularidade entre as correntes quentes do El Niño e as frias do La Niña.

Mas, apesar dessa alternância natural, durante os últimos 30 anos, a temperatura global tem mostrado uma tendência de aquecimento linear de 0,16 graus Celsius por década. E, o que está provocando essa elevação nos termômetros? Medições de satélite mostram que, quando estamos sob influência do El Niño, o calor vem do mar. Já durante a atuação do La Niña, os oceanos, que estão com águas mais frias, acabam absorvendo calor extra. A outra possibilidade é que o aquecimento está vindo de cima: mais radiação está entrando do que saindo no topo da atmosfera. Isso acontece porque o aumento da quantidade de gases de efeito estufa dificulta a perda de calor para o espaço.

Na análise de Rahmstorf, independentemente do conjunto de dados de temperatura global utilizado, o resultado é sempre uma tendência de aquecimento constante, como previsto pela do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.Instituto Mileniun

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação