Você sabe quem foi Alfred Nobel?

Prêmio Nobel

Inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel criou a Fundação Nobel e os prêmios dados por ela.

Alfred Nobel foi um industrial sueco. Nascido em Estocolmo em 1833, em 1863 ele obteve sua primeira patente para a nitroglicerina, um explosivo líquido para fins industriais. Sendo este um produto extremamente perigoso, que explodia com muita facilidade, Nobel começa a procurar maneiras de torná-lo mais seguro. Em 1867 ele obtém a patente para a dinamite, uma nitroglicerina com aditivos que a tornavam mais controlável.

Nobel torna-se muito rico com o sucesso da dinamite, inclusive para fins militares. Em 1895 ele faz seu testamento criando a Fundação Nobel e os prêmios dados por ela. Nobel morre em 10 de dezembro de 1896. Os prêmios passam a ser dados a partir de 1901.

Os prêmios originalmente eram cinco. Química, física, medicina, literatura e paz. Os premiados recebem uma medalha, um diploma e uma quantia em dinheiro, que cresceu até atingir hoje em dia a faixa do milhão de dólares. Em 1968 um banco sueco criou o prêmio de Economia. Para as seis modalidades, os prêmios são decididos por instituições suecas.

O espírito original do prêmio era premiar jovens (ou relativamente jovens) de maneira que estes tivessem a segurança financeira para se dedicar a sua atividade sem se preocupar com um salário no fim do mês. As academias suecas, todavia, com medo de dar o prêmio a pessoas pouco merecedoras, gradualmente passaram a premiar pessoas de 60-70 anos, décadas depois de sua obra importante, quando todo o mundo já podia ter certeza da importância da obra.A intenção original de Nobel foi desvirtuada.Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação