Baleia que fala?...Verdade ou Mentira?

Estudo identifica baleia que aprendeu a 'falar'

Belugas são conhecidas como 'canários do mar' por seus 'pios' altos

Pesquisadores americanos se surpreenderam ao descobrir uma beluga (baleia-branca) que teria aprendido a emitir sons bastante semelhantes aos da fala humana.
Já se sabia que os golfinhos eram capazes de aprender a imitar o padrão e a duração dos sons na fala humana, mas não se conhecida nenhum animal que fizesse isso espontaneamente.
Os pesquisadores escutaram a baleia NOC, de nove anos, emitindo sons com frequência e ritmo parecidos aos emitidos na fala humana e conseguiram registrar a vocalização.
Em um estudo recém publicado na revista especializada Current Biology, os pesquisadores tentam desvendar como NOC fez isso.

'Canários do mar'

Formatos alternativos
O primeiro mistério, porém, era descobrir de onde vinham os sons.
Os pesquisadores perceberam pela primeira vez que a beluga poderia ser a fonte quando uma mergulhadora da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos, na Califórnia, voltou à superfície questionando:"Quem pediu para eu sair?".
As belugas são conhecidas como "canários do mar" por conta de seus "pios" altos, mas apesar de vários relatos de baleias emitindo sons parecidos com a fala humana, isso nunca havia sido gravado.
Quando os pesquisadores da Califórnia identificaram a beluga NOC como origem do som, eles registraram a emissão.
Eles descobriram que as emissões vocais tinham frequência e pausas mais próximas às da fala humana do que aos sons emitidos normalmente por baleias.BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação