Apesar da decisão...Uruguai esta só na America Latina.

Uruguai descriminaliza o aborto

Manifestação contra o projeto que descriminaliza o aborto (Fonte: Reprodução/AP)

Com 17 votos de 31 parlamentares, o Senado do Uruguai aprovou na ultima quarta-feira, 17, a descriminalização do aborto no país. Falta agora a promulgação da lei pelo presidente José Mujica, que já disse, por diversas vezes, que não vetará a iniciativa.

O projeto aprovado permite o aborto durante as 12 primeiras semanas de gestação. A mulher deverá manifestar sua vontade de interromper a gravidez diante de uma equipe de pelo menos três profissionais, após ser orientada sobre os riscos, as alternativas e os programas de apoio à maternidade e à adoção.

A mulher não terá que passar por esse processo quando a gravidez implicar em risco grave para a sua saúde, quando houver má-formação do feto incompatível com a vida fora do útero e também quando ocorrer estupro. Neste último caso, a gravidez pode ser interrompida até a 14ª semana de gestação.

‘Princípios éticos’
Em 2008, o então presidente uruguaio Tabaré Vásques vetou a descriminalização do aborto, citando “princípios éticos”. A aprovação agora põe fim a décadas de debates em torno do polêmico tema.

Dados de organizações não-governamentais dão conta de que mais de 30 mil abortos são realizados por ano no Uruguai de forma clandestina.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação