Kepler 22-b: a Terra 2.0?

Ao falarmos de planetas possivelmente habitáveis, vários nomes vêm à cabeça. Porém, quando o papo é mais cientifico, um planeta geralmente causa maior alvoroço, é o Kepler 22-b.

O que faz desse planeta ‘especial’ não é só o fato de ter sido o primeiro planeta alienígena potencialmente habitável descoberto pelo telescópio Kepler, mas também por estar na mesma zona do nosso planeta, a famosa ‘zona dos cachinhos dourados’ : a zona habitável, que permite a existência de água em estado líquido na superfície.

Kepler 22-b orbita uma estrela semelhante ao Sol em um período de 289 dias. Tem 2,4 raios terrestres, e está em uma distância de 15% da qual estamos do Sol, ou seja 127,5 milhões de km. No entanto, a estrela emite 25% menos luz que o Sol, formando uma perfeita sintonia entre o planeta e a zona habitável. Cientistas estimam que a temperatura média na superfície do planeta seja de aproximadamente 22 ºC.

Desde a descoberta do planeta, inúmeros outros entraram para a lista de potencialmente habitáveis, como Gliese 581c, e Kepler-62e.

Kepler 22-b está na constelação de Cygnus, a 587 anos luz de nosso planeta. É potencialmente o lar de possíveis formas de vida alienígena, embora até agora sua massa e composição sejam desconhecidas. [From Quarks to Quasars?]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação