Nova espécie de golfinho de água doce é descoberta no Brasil

Cientistas que trabalhavam na bacia do rio Araguaia, no Brasil, descobriram a primeira espécie de golfinho de água doce em quase 100 anos. Em risco de extinção, podem existir apenas 1.000 deles.


Golfinhos de água doce são parentes distantes dos golfinhos do mar. Eles apresentam bicos longos que usam para caçar peixes na lama no fundo dos rios. Estes golfinhos estão entre as criaturas mais raras do mundo. Existem apenas quatro espécies conhecidas, sendo que três delas aparecem na lista de animais em risco de extinção.

Sabe-se que o Rio Amazonas é o lar do Boto Cor de Rosa – como são chamados os golfinhos daquele rio. Eles são considerados os mais inteligentes de todas as espécies que vivem ali. No entanto, os cientistas dizem que existem algumas diferenças no número de dentes. A nova espécie tem uma caixa craniana mais larga e um corpo um pouco menor. Mas para realmente distinguir as espécies, os pesquisadores tiveram que realizar uma análise genética mitocondrial.

A nova espécie foi chamada de I. araguaiaensis, e é agora o quinto golfinho de água doce conhecido. Os pesquisadores dizem que as espécies divergiram das outras espécies de rios da América do Sul mais de dois milhões de anos atrás. [io9]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação