Nova capacidade sensorial é descoberta em humanos

Uma equipe liderada pelo neurocientista cognitivo Johan Lundström descobriu que os seres humanos podem realmente dizer o quanto de gordura tem em uma comida apenas pelo seu cheiro.


“A capacidade de detectar e discriminar diferenças mínimas no teor de gordura de alimentos sugere que essa capacidade deve ter tido grande importância evolutiva”, disse Lundström em uma declaração no Monell Chemical Senses Center, onde ele trabalha. Nosso apetite por alimentos gordurosos provavelmente evoluiu ao longo de milhares de anos como um bom incentivo para consumirmos toneladas de calorias que são facilmente armazenadas.

Os pesquisadores realizaram uma série de testes onde pessoas nos EUA e Países Baixos deveriam determinar o teor de gordura do leite pelo cheiro. Os resultados foram publicados hoje na revista PLoS One.

Parece que os seres humanos realmente têm um sentido que nunca percebemos que tínhamos. Se você sentir o cheiro de dois pratos, você vai ser capaz de dizer qual é o mais gorduroso. Os pesquisadores esperam que isso possa ajudar em futuros estudos sobre como as pessoas podem aprender a regular suas dietas para incluir menos gordura. [io9]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação