Transgênicos aumentam consumo de agrotóxicos, diz especialista


Transgênicos são responsáveis por uma das maiores polêmicas atuais. Desta vez, a polêmica ficou por parte do uso dos agrotóxicos. Isto porque plantas transgênicas são mais resistentes a estas toxinas, o que aumenta a possibilidade de administração em maior quantidade para a redução do número de pragas.

Segundo uma pesquisa realizada por Wanderley Antônio Pignati, da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), o Brasil consumiu entre 2012 e 2013 aproximadamente 1 bilhão de litros de agrotóxicos, e a tendência seria, com a ajuda dos transgênicos, de que este número aumentasse devido ao aumento da resistência das pragas.

A eliminação de pragas é quase sempre uma tarefa difícil, sejam elas ervas ou insetos, pelo fato de que se reproduzirem com facilidade e têm um nível de consumo alimentício muito alto. Como contraponto, os transgênicos por várias vezes previnem estas infestações, e são mais resistentes a agrotóxicos e variações climáticas, assim, não há grande risco de estragar a produção com toxinas, motivo pelo qual há menos preocupação em lidar com estas substâncias.

Segundo a pesquisa realizada por Pignati, o uso de agrotóxicos em ambientes com 10 hectares beira os 27% dos produtores, enquanto em ambientes com média de 100 hectares o número sobe para 80%. A maior concentração do uso de agrotóxicos se encontra nos maiores estados produtores de monoculturas, como por exemplo, o Mato Grosso, estado que mais consome este tipo de produto .

O uso indiscriminado de agrotóxicos em pequenas culturas ainda preocupa diversos órgãos governamentais. A falta de informação ainda atinge vários produtores e, claro, aumenta também o risco de intoxicações e o nível de poluição em nascentes de rios e suas margens. Ainda segundo o pesquisador, estes transgênicos, por serem mais resistentes, facilitam que estes erros aconteçam. Óbvio que transgênicos não tem só este objetivo. A adição de vitaminas a alimentos também acontece na pesquisa não foram feitas referências a este tipo de produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação