MEIO AMBIENTE....ÁGUA

Rios Tigre e Eufrates perderam “um Mar Morto” de água


De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, da NASA e do National Center for Atmospheric Research, as reservas de água nos rios Tigre e Eufrates estão diminuindo desde 2003. A conclusão foi determinada com base em observações de satélites norte-americanos.

As águas de ambos rios irrigam grandes porções de terra no Oriente Médio, mais precisamente em países como Irã, Iraque, Síria e Turquia, e perderam o equivalente a um Mar Morto, que possui uma área de 1050 km².

“É água suficiente para satisfazer necessidades de milhares de famílias no Oriente Médio a cada ano, dependendo das regras de uso”, explicou o autor do estudo Jay Famiglietti.

Os satélites GRACE, da agência espacial norte-americana, tem monitorado as mudanças globais nas reservas de água nos últimos 7 anos. Conforme a reserva de água varia, os satélites medem a gravidade das transformações e seus impactos.

Segundo os pesquisadores, há um índice alarmante da queda da quantidade total de água dos rios Tigre e Eufrates. Parte da redução pode ter sido causada pela seca de 2007, acúmulos de neve e pela perda de água em alguns lagos. Contudo, 60% da queda pode ser atribuída ao bombeamento de água subterrânea, onde o maior responsável foi o Iraque, que perfurou cerca de 1.000 poços como tentativa de combater à seca de 2007. [iTechPost]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação