Você sabia ?....Europeus já tiveram pele negra e olhos azuis


O DNA de um caçador-coletor que vivia na Espanha cerca de 7.000 anos atrás sugere que os europeus tinham pele escura até muito mais recentemente do que se pensava, segundo os pesquisadores.

O material genético recuperado de um dente do La Brana 1, um antigo homem cujo esqueleto foi desenterrado em um sistema de cavernas profundas na Espanha em 2006, revelou uma estranha combinação de pele escura e olhos azuis, de acordo com um estudo publicado ontem (27/01) na revista Nature.

Acreditava-se que os europeus do período Mesolítico (entre 10.000 e 5.000 anos atrás), quando La Brana viveu, já tinham pele clara devido a níveis de radiação ultravioleta baixos nestas latitudes altas.

“Até agora, pensava-se que a cor da pele clara tinha evoluído muito cedo na Europa, durante o Paleolítico Superior… Mas este não é o caso”, disse o co-autor Carles Lalueza, do Instituto de Biologia Evolutiva da Espanha.“Este indivíduo tinha as variantes africanas para os genes de pigmentação.”

O Paleolítico Superior ou Idade da Pedra se estendia desde 50.000 até 10.000 anos atrás, seguido pelo Mesolítico, que durou até cerca de 5.000 anos atrás.

Lalueza disse que os europeus de pele clara surgiram “muito mais tarde” do que se acreditava possivelmente apenas na era neolítica, quando antigos caçadores-coletores se tornaram agricultores.

A causa, segundo ele, pode ter sido uma mudança na dieta e menor ingestão de vitamina D associada a essa mudança de estilo de vida. [News.com.au]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação