Os tubarões têm câncer: tumor é encontrado em tubarão branco

Os cientistas sabem há mais de 150 anos que os tubarões podem ter câncer. E ainda persiste a crença de que os animais não sofrem com a doença.


Esse equívoco é promovido em parte por aqueles que vendem a cartilagem de tubarão, que afirmam que a substância vai ajudar a curar o câncer, segundo David Shiffman, pesquisador de tubarões e estudante de doutorado na Universidade de Miami. Mas nenhum estudo mostrou que a cartilagem de tubarão é um tratamento eficaz, e a demanda pelo material tem ajudado a dizimar as populações de tubarões: os seres humanos matam cerca de 100 milhões de tubarões por ano, de acordo com um estudo de março de 2013.

Recentemente, pesquisadores da Austrália perceberam um grande tumor saindo da boca de um grande tubarão branco. O tumor media 30 centímetros de comprimento e 1 metro de largura, de acordo com um estudo que descreve o tumor.
“Esta era uma visão muito incomum, já que nunca antes vimos um [grande] tubarão branco com tumor”, disse Rachel Robbins, co-autor do estudo.

No total, os cientistas agora documentaram tumores em pelo menos 23 espécies de tubarões. O estudo contribui para a crescente evidência de formação de tumores em tubarões, ao contrário da crença popular de que os tubarões não sofrem de tais anomalias.

“Os tubarões têm câncer”, disse Shiffman, que não esteve envolvido no estudo. “E mesmo que eles não tivessem, comer produtos de tubarão não irá curar o câncer assim como comer um pedaço do Michael Jordan não fará melhor alguém no basquete.” [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação