Chagan, o lago preenchido com água radioativa

Durante a Guerra Fria, a União Soviética começou a explodir bombas nucleares em todo o nordeste do Cazaquistão para investigar a possibilidade de utilizar a energia nuclear para fins pacíficos, como a terraplenagem, construção de canais e reservatórios, extração de petróleo e assim por diante. Os testes foram realizados sob a bandeira "Explosões nucleares para a economia nacional". Esta foi a versão soviética da "Operação Plowshare" - um programa semelhante desenvolvido pelos EUA.


Tendo emprestado a terrível ideia dos EUA, o programa soviético acabou sendo muitas vezes maior do que o programa dos EUA Plowshare, tanto em termos do número de aplicações exploradas quanto pelo uso industrial. Enquanto os EUA fizeram 27 testes antes de perceber que era uma má idéia, e encerrar o programa em 1977, os soviéticos continuaram até 1989, durante o qual foram realizados até 156 testes nucleares.

Um dos testes mais conhecidos é o teste de janeiro de 1965 em Chagan, à beira do local de teste de Semipalatinsk, no Cazaquistão. O teste Chagan foi desenhado para testar a adequação de explosões nucleares para a criação de reservatórios. Foi a primeira e maior de todas as detonações realizadas nas explosões nucleares do programa soviético. Um dispositivo de 140 quilotons foi colocado em um profundo buraco de 178 metros no leito seco do rio Chagan. A explosão criou uma cratera de 400 metros de diâmetro e 100 metros de profundidade. Mais tarde, a cratera foi enchida com água com a construção de um canal.

O reservatório, conhecido informalmente como Lago Chagan, ainda existe hoje praticamente da mesma forma. A água continua a ser radioativa - cerca de 100 vezes mais do que o nível permitido para a saúde humana.

Estima-se que cerca de 20% dos produtos radioativos do teste em Chagan escaparam da zona da explosão, e foram detectados sobre o Japão. Isso enfureceu os EUA por violar as disposições do Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares em outubro de 1963. Os soviéticos responderam que era um teste subterrâneo e a quantidade de resíduos radioativos que escapou para a atmosfera era insignificante. Depois de várias interações subsequentes, o assunto acabou sendo esquecido. [AmusingPlanet]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação