Por que o sangue possui diferentes tipos?


Talvez você saiba o seu próprio tipo sanguíneo e os tipos compatíveis com o seu para transfusões. Mas você deve imaginar que existe mais no sangue do que apenas um simples nome.

O sangue é composto de células vermelhas e brancas, plaquetas e plasma. Antígenos e várias proteínas flutuam no plasma e em glóbulos vermelhos. Um antígeno é qualquer substância que faz com que o sistema imunológico produza anticorpos para combatê-lo.

O sistema de agrupamento ABO refere-se às diferenças geneticamente determinadas de dois antígenos (A e B), que estimulam a produção de anticorpos diferentes. O tipo 'O' tem tanto os anticorpos produzidos nos sangues tipo A e B, enquanto o tipo AB não possui nenhum. Ainda existe um grupo chamado de 'polimorfo', onde existe uma convivência estável de diferentes formas genéticas dentro de uma espécie. A razão para o polimorfismo ainda não é conhecida.

Em 2004, pesquisadores da University College London propuseram que a presença de certas bactérias e vírus intracelulares pode ter gerado uma pressão evolutiva em certas mutações genéticas ligadas à produção de antígenos. Em populações onde os vírus prevaleceram, o tipo 'O' predominou. Aqueles ambientes onde as bactérias predominaram, foram dominados pelos tipos A ou B.

Os principais grupos sanguíneos não foram descobertos até o início de 1900, e antes disso as transfusões de sangue 'misteriosamente' terminavam em mortes. Em 1940, experimentos em macacos revelaram fatores adicionais dos antígenos, hoje conhecidos como fatores de RH positivo ou negativo. Desde então, centenas de outras diferenças de antígenos menos significativos foram identificadas, a maior parte das quais não conduzem a problemas de transfusão. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação