NA CIDADE UNIVERSITÁRIA VII


Ações marcam o Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo

Acontece neste domingo, 30, às 9h, uma caminhada ao redor da praça Batista Campos, em Belém, para marcar a programação da Semana Azul, realizada por diversas organizações, entre 29 de março e 05 de abril, e conta com várias atividades como palestras, oficinas e seminários, que ocorrem em Belém e Ananindeua. O objetivo é mobilizar a sociedade paraense para lembrar o Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, que ocorre em 02 de abril, após ser instituído Organização das Nações Unidas (ONU), há sete anos. Nesse tempo, o coreto da praça fica iluminado de azul, cor que simboliza o autismo no mundo.

Além da caminhada, organizações que atuam nessa área em ambos os municípios vão estar no logradouro da praça expondo as ações que realizam no atendimento às crianças autistas, entre elas está o Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Serviço de Crescimento e Desenvolvimento – Caminhar, onde há o Ambulatório de Autismo, que hoje conta com cadastradas 560 crianças da capital e do interior do Pará.

Segundo a coordenadora do Ambulatório de Autismo do Bettina Ferro, a pediatra Amira Figueiras, o autismo é uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Ela conta que há uma demanda crescente de pessoas com autismo e, por este motivo, é “importante que a gente se mobilize para mostrar que essas crianças existem e que precisam de políticas públicas específicas, visando o melhor atendimento”, afirma a pediatra.

Semana – Durante a Semana Azul estão programadas várias atividades como palestras, oficinas e seminários. No dia 03 de abril, às 9h, as médicas do Caminhar, a pediatra Amira Figueiras e a coordenadora do Caminhar, a geneticista Isabel Neves, participam da mesa redonda “Sinais e sintomas X diagnóstico”, que será realizada no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), campus BR-316, em Ananindeua.

Organizações - A programação da Semana Azul é resultado da união de várias organizações, entre elas a ONG Atenção Multidisciplinar, Orientação e Respeito para o Autista (Amora), Sociedade Paraense de Pediatria, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A médica Amira convida a todos fazerem parte dessa grande ação, participando das atividades e indo até a praça, para que façam registros fotográficos no coreto e enviem para o email da ONG Amora: contato@ongamora.orgEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As fotos serão publicadas no site da organização.

Caminhar - O Serviço Caminhar existe há 12 anos e tem como objetivo diagnosticar e realizar acompanhamento clínico em crianças de até 12 anos de idade, que apresentem alterações de crescimento e desenvolvimento infantil, síndromes genéticas, epilepsias, ataxias e mucopolissacaridoses. Todos os anos, em média, 16 mil crianças recebem atendimento no Bettina.

Multidisciplinaridade - O Caminhar atua também como polo de capacitação em desenvolvimento infantil para alunos da área de saúde da UFPA e para profissionais da atenção à saúde. Este serviço tem uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, pediatras, nutricionista, assistentes sociais, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, neuropediatras e homeopata.

O atendimento ambulatorial é realizado de forma diferenciada, por meio de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão como o Programa de Desenvolvimento Infantil, Projeto Down, Ambulatório de Mucopolissacaridose, Centro de Tratamento Especializado de Reposição Enzimática, Ambulatório de Ataxias, Ambulatório de Autismo, e Ambulatório de Endocrinologia.

Serviço: O Hospital Bettina Ferro fica na rua Augusto Correa, nº 1, Campus Universitário Guamá, Belém. Para contactar com o Serviço Caminhar ligue: (91) 3201 8572/3201 8590. ASCOM/HUBFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação