NA CIDADE UNIVERSITÁRIA VI


UFPA libera R$ 289 mil para Hospital Bettina atender estudantes

Um total de R$ 289 mil foi liberado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) para o projeto “Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil”, desenvolvido pela Coordenação Acadêmica do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS). A ação é mantida há dois anos e faz parte da política de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade em parceria com o Bettina Ferro. De janeiro de 2013 até esta terça-feira, dia 25, foram realizados 3.338 procedimentos para 1.736 estudantes da UFPA.

A partir do “Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil”, o HUBFS busca fortalecer os planos de extensão e criar mais oportunidades internas de observatório em saúde para docentes, estudantes de graduação, de pós-graduação, e fortalecer o desenvolvimento do Programa de Residência Médica que o Bettina desenvolve.

O projeto tem como proposta a assistência à saúde, médico ambulatorial e hospitalar para atender os alunos universitários que precisam de atendimentos médicos, exames complementares e cirurgias ambulatoriais no período de permanência universitária. Por meio dele, os estudantes de graduação são assistidos no hospital até o término do curso. Para isso, precisam estar matriculados regularmente e solicitar encaminhamento à Proex/UFPA.

“Os estudantes são selecionados - em especial os de baixa renda e que vivem situação de vulnerabilidade socioeconômica - e encaminhados pela Proex para o Bettina. Para atuar no Projeto Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil do Hospital, o Bettina Ferro contratou um clínico médico, dois labotoristas e seis bolsistas sendo dois destes para os laboratórios e dois para atendimento e encaminhamento dos estudantes, e estes desenvolvem atividade articulada com a central de regulação do Bettina à realização dos exames e consultas”, afirma a coordenadora Acadêmica do Hospital Bettina, Ana Yasue Yokoyona.

A previsão é que, até meados de abril deste ano, a equipe amplie para dois médicos, um psicólogo, dois agentes administrativos e sete bolsistas.

Atendimento - De janeiro de 2013 até esta terça-feira, dia 25, foram realizados 3.338 procedimentos para 1.736 estudantes da UFPA. Por conta da necessidade de atendimento especializado que precisou ser dado aos alunos, alguns foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde foram realizadas 75 consultas, e outros para o Hospital Universitário João de Barros Barreto, também da UFPA, onde 54 universitários foram assistidos.

“O hospital protocola na agenda do Sistema Único de Saúde e realiza o atendimento, que se dá nas especialidades que o Bettina apresenta e, caso necessário, garantimos ainda o encaminhamento de exames pelo SUS que não são feitos no HUBFS. Sempre verificamos se há demanda para alguma área em que não temos os serviços, procuramos dialogar com os docentes e garantir o atendimento ao estudante em outra unidade hospitalar que atenda pelo SUS”, explica Yokoyona.


Mais informações sobre o projeto ligue: 91 – 3201 7921.

Texto: Edna Nunes - Ascom/HUBFS/UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação