O quão rápido cresce o cabelo humano?

A taxa média de velocidade do crescimento do cabelo humano é de 15 centímetros por ano. No entanto, a maioria dos estudos que mede a taxa de crescimento do cabelo não leva em conta a etnia dos participantes. Sabe-se, por exemplo, que o cabelo caucasiano difere dos cabelos asiáticos e africanos de várias maneiras. Como por exemplo, a densidade (o quão perto os fios de cabelo ficam uns dos outros) e o ângulo de crescimento do cabelo.


Um estudo de 2005 do International Journal of Dermatology citou algumas diferenças entre as etnias na taxa de crescimento do cabelo. Por exemplo, o cabelo asiático cresce mais rápido em relação aos outros, enquanto o cabelo africano é o mais lento.

A taxa média do crescimento de cabelo entre as participantes do sexo feminino da Ásia era de quase 15 centímetros por ano. Ao mesmo tempo, as participantes africanas possuíam uma média de 10 centímetros por ano, enquanto as mulheres caucasianas mostraram uma média de 13 centímetros por ano.

A taxa de crescimento do cabelo dos participantes masculinos não diferiu significativamente daquela encontrada para as mulheres. Os pesquisadores também encontraram que o cabelo cresce mais rápido no verão devido a mudanças na dieta (consumo de mais frutas e vegetais), bem como mudanças nos hormônios e aumento da exposição à radiação UV.

Mas qualquer aumento na taxa de crescimento do cabelo relacionado a mudança de estações é relativamente pequeno. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação