O fogo eterno de Baba Gurgur


Baba Gurgur (que significa "Pai do Fogo") é um grande campo de petróleo perto da cidade de Kirkuk, Iraque. O campo foi o primeiro a ser descoberto no país, em 1927. Considerado o maior campo de petróleo do mundo até a descoberta do campo de Ghawar, na Árabia Saudita, em 1948, Baba Gurgur é famoso pelo 'fogo eterno' que queima em seus campos de petróleo por aproximadamente 4.000 anos.

O Baba Gurgur já foi descrito tão antigamente quanto Heródoto (484-425 aC), o antigo autor grego, e alguns acreditam que ele seja a fornalha ardente presente no Livro de Daniel, do Antigo Testamento, em que o rei Nabucodonosor (630-562 aC), rei da Babilônia, jogou três judeus por se recusar a adorar o seu ídolo de ouro. As chamas têm um valor simbólico importante para os moradores de Kirkuk. Acredita-se que o calor das chamas eternas era usado pelos pastores para aquecer seus rebanhos durante o inverno, e as mulheres pediam para terem filhos às chamas do local. Esta antiga prática remonta ao tempo de adoração ao fogo.

As chamas ardentes são o resultado de gás natural e nafta, que escoam através das rochas da área de Baba Gurgur. [AmusingPlanet]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação