Durante 15 anos, o código para detonação nuclear dos EUA foi “000000000″


Em 1962, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy assinou um termo que requeria que todas as armas nucleares do país fossem equipadas com dispositivas de segurança conhecidos como Permissive Action Link (PAL). PAL era um sistema de segurança designado para prevenir a detonação de armas nucleares por pessoas não autorizadas. O sistema funcionava através de um código, que apenas as pessoas autorizadas guardavam em segredo. Entretanto, os líderes da nação temiam que tamanha precaução retardasse o disparo de tais armas em uma eventual necessidade de emergência - caso alguma outra nação colocasse os EUA em evidente perigo, por exemplo.

O Comando Aéreo Estratégico dos Estados Unidos foi um dos órgãos mais relutantes ao projeto. Entretanto, pressionado, teve de instalar os dispositivos PAL sob o olhar atento do então secretário de Defesa Robert McNamara. Contudo, assim que McNamara deixou este mundo, todos os códigos de dispositivos foram alterados para "000000000", visando dar aos EUA a capacidade de se defender rapidamente de um eventual ataque da URSS. Se as senhas fossem seguras, soldados poderiam esquece-las, o que demandaria tempo até entrarem em contato com o centro de comunicações.

Essa história originalmente fez manchetes em 2004, quando o ex-controlador de lançamento de mísseis Bruce Blair revelou sua história em uma coluna do Centro de Informações de Defesa. Durante 1962 e 1977, o Comando Aéreo Estratégico manteve seus códigos de lançamento mais simples do que a maioria das senhas comuns utilizadas em bancos, por exemplo. Felizmente, para aqueles que se preocupam com uma possível aniquilação nuclear, os códigos foram alterados em 1977.

Hoje em dia, quase 40 anos depois da mudança do código, nos resta esperar que uma medida de segurança mais imponente tenha sido colocada em prática. Caso contrário, desastres nucleares podem acontecer à qualquer momento. [KnowledgeNuts]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação