Dietas ricas em carboidratos podem ocasionar Alzheimer

Pessoas de idade avançada que possuem uma dieta rica em carboidratos são quatro vezes mais propensas a desenvolver comprometimento cognitivo leve (CCL) - precursor da doença de Alzheimer.


Uma nova pesquisa da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, descobriu que o risco também existe em dietas ricas em açúcar. Por outro lado, as proteínas e as gorduras parecem oferecer alguma proteção. Nem todos com CCL desenvolvem a doença de Alzheimer, mas muitas vezes isso acontece, afirmou o autor Rosebud Roberts, professor do departamento de epidemiologia na Clínica Mayo.

A CCL é definida como a perda de memória aparente para o indivíduo e aqueles à sua volta, mas com uma ausência de outros sintomas, tais como mudanças na personalidade e humor. Pesquisas anteriores sugeriram que 10-15% das pessoas com CCL passou a desenvolver Alzheimer.

"Se nós podemos impedir as pessoas de desenvolver o CCL, acreditamos que podemos impedir que desenvolvam qualquer tipo de condição semelhante em idades avançadas", disse o professor Roberts.

As pessoas cujas dietas eram ricas em gorduras 'boas', como aquelas encontradas em nozes e óleos saudáveis, eram 42% menos propensas a desenvolver o CCL. Aqueles com alta ingestão de proteínas (como carne e peixe) tiveram um risco reduzido de 21%. [DailyMail]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação