Afinal, o bocejo é contagioso?

Espero que este breve artigo não deixe ninguém sonolento, mas basta ler sobre bocejos que eles podem repentinamente acontecer. E nem sempre a explicação para os mesmos está na necessidade de oxigênio por parte do cérebro.


Algumas teorias atuais relacionam os bocejos a fatores sociais, bem como as risadas, que transmitem informações e ajudam a organizar o comportamento de um grupo. Desta forma, um bocejo pode comunicar informações do tipo: "Estou cansado", ou ainda "Essa aula está muito chata".

Entretanto, não estão erradas algumas teorias que afirmam que os bocejos são 'contagiosos'. Um estudo de 2005 escaneou cérebros de pessoas que assistiam a bocejos, e localizaram padrões de atividade únicos em áreas do cérebro relacionadas à imitação de comportamento.

Ainda existem algumas outras expressões do corpo humano que podem ser induzidas por outras pessoas. Bem como sentir coceira apenas por assistir uma pessoa deitada em um lugar cheio de formigas na televisão. Ou ainda, a sensação de dor por parte dos homens ao assistir um companheiro de gênero sendo atingido por uma bola em lugares particulares. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação