Como os golfinhos dormem?

Para os seres humanos e alguns outros mamíferos terrestres, o sono envolve inconsciência total ou parcial. A inativação de todos os músculos voluntários (aqueles que são conscientemente controlados) e a suspensão dos sentidos, como visão e olfato.


Mas a mesma coisa não acontece com os golfinhos e outros cetáceos, grupo de mamíferos que inclui baleias, orcas e golfinhos.

Em vez disso, esses animais passam por uma forma incomum de sono chamado "sono de ondas lentas". Também conhecido como sono profundo, o sono de ondas lentas é um tipo de sono que ajuda o cérebro a consolidar memórias novas e recuperar-se de suas atividades diárias.

Quando é hora de descansar, um golfinho desliga apenas um hemisfério de seu cérebro e fecha o olho oposto. Durante este tempo, a outra metade do cérebro monitora o que se passa no ambiente e controla as funções respiratórias.

Às vezes, os golfinhos permanecem imóveis na superfície da água durante o sono, enquanto outras vezes nadam lentamente. Os cientistas também documentaram golfinhos que preferem dormir totalmente submersos.

Dentro de um período de 24 horas, cada metade do cérebro recebe cerca de 4 horas de sono de ondas lentas, de acordo com um artigo e 2008 da revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews, que também observa que há poucas evidências sobre a fase REM do sono em golfinhos.[LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação