Animais podem revelar por que os humanos são influenciados por ilusões


Ilusões visuais, como o coelho-pato (mostrado acima) e a parede de café (mostrada abaixo) são fascinantes porque nos lembram da discrepância entre a percepção e a realidade. Mas nosso conhecimento de tais ilusões tem sido amplamente limitado para estudar humanos.


Agora isto está mudando. Há evidências crescentes de que outros animais podem ser vítimas das mesmas ilusões. Entender se estas ilusões surgem em diferentes cérebros poderia nos ajudar a entender como a evolução molda a percepção.

Para os neurocientistas e psicólogos, as ilusões não só revelam como cenas visuais são interpretadas e reconstruídas mentalmente, como também destacam as restrições em nossa percepção. Elas podem levar centenas de formas diferentes e podem afetar nossa percepção de tamanho, movimento, cor, brilho, forma 3D e muito mais.

Artistas, arquitetos e designers têm usado ilusões durante séculos para distorcer a nossa percepção. Alguns dos tipos mais comuns de percepções ilusórias são aquelas que afetam a visão de tamanho, comprimento ou distância. Por exemplo, os arquitetos da Grécia Antiga projetaram colunas para edifícios de modo que elas eram cônicas e estreitadas em direção ao topo, criando a impressão de um edifício mais alto quando visto a partir do solo. Este tipo de ilusão é chamado de perspectiva forçada, normalmente utilizado em jardins ornamentais e cenografia para fazer os cenários parecerem maior ou menor.

Como o processamento visual precisa ser ao mesmo tempo rápido e, geralmente, preciso, o cérebro constantemente usa atalhos e faz suposições sobre o mundo, que podem, em alguns casos, ser enganosos. Por exemplo, o cérebro usa hipóteses e informações visuais em torno de um objeto (como nível de luz e presença de sombras) para ajustar a percepção da cor em conformidade.[io9]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação