Por que os gatos têm bigodes?

Os homens podem deixar a barba crescer ou manter um bigode apenas por questão de gosto e estilo. Entretanto, os pelos faciais de um gato não tem nada a ver com moda. Os bigodes dos gatos ou vibrissas são uma ferramenta sensorial bem afiada que ajuda os felinos a enxergar no escuro e evitar predadores famintos.


As vibrissas são pelos altamente sensíveis que crescem no focinho do gato, acima de seus olhos e em outras partes do corpo, como orelhas, queixo e patas dianteiras. Na raíz de cada uma, está presente um folículo carregado com nervos.

Ao esfregar as vibrissas contra um objeto, o gato pode detectar a localização exata, tamanho e textura deste objeto, mesmo estando no escuro. Este recurso é particularmente útil para um gato que tenta avaliar se pode caber em um espaço apertado. As vibrissas também podem detectar mudanças em correntes de ar, ajudando gatos a detectar perigos que se aproximam.

O bigode do seu gato de estimação também pode fornecer algumas dicas sobre como está o estado emocional do animal. Por exemplo, se os bigodes estiverem tensos, puxados para trás em toda a face, é um sinal de que seu gato está se sentindo ameaçado com alguma coisa. Por outro lado, bigodes relaxados indicam um gato tranquilo.

Os primeiros pequenos mamíferos dividiram o mundo com dinossauros e tiveram de se adaptar à caça noturna, período onde seus predadores eram menos ativos. Os bigodes ajudaram esses animais famintos a encontrar comida e navegar em terrenos escuros. Esta adaptação evolutiva também ajuda a explicar por que os bigodes de muitos carnívoros noturnos ou aquáticos - como ratos, focas e morsas - são tão proeminentes. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação