RELACIONAMENTO HUMANO

Um é pouco, dois é bom, três é ótimo: Relacionar-se faz bem à saúde


Um estudo americano mostra que as pessoas que cultivam emoções positivas melhoram sua saúde ao se sentirem mais próximas e sintonizadas com aqueles que estão ao seu redor.

Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos) trouxe um novo reforço à já conhecida correlação entre a saúde física e a geração habitual de emoções positivas ao mostrar que as emoções positivas melhoram a saúde ao fazer as pessoas se sentirem mais conectadas socialmente.

Para os cientistas, o estudo reafirma a importância da geração de emoções positivas na saúde e mostra que o verdadeiro diferencial no processo é o efeito que as emoções têm no nosso senso de conexão com outras pessoas. Segundo os autores, liderados pela professora de psicologia Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, e por Bethany Kok, atualmente no Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences, de Leipzig (Alemanha), o estudo é o primeiro a mostrar que o tônus vagal não é simplesmente uma característica fixa. “Embora seja basicamente estável, o tônus vagal pode ser melhorado por meio de aprimoramentos sustentados nas emoções e percepções sociais de um indivíduo”, afirma a equipe. Os dados colhidos indicam que até uma quantidade modesta de prática de emoções positivas pode mudar consideravelmente o tônus vagal.

Melhorar a saúde, portanto, pode ser algo factível a partir de atitudes simples, o que deve estimular as pessoas a “priorizar como e com que frequência nos conectamos a outras pessoas”, sublinha Tanya Vacharkulksemsuk, aluna da pós-graduação de psicologia da Universidade da Carolina do Norte e coautora do estudo. Ela inclui nesse pacote atividades aparentemente triviais como “dar um telefonema ou enviar uma mensagem de texto”.Oásis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação