Como o chocolate pode ser ótimo para sua saúde

Ama chocolate? Agora você pode comê-lo com uma consciência tranquila, porque os cientistas descobriram que ele é realmente muito bom para para nós.


Estudos anteriores descobriram que o consumo diário de chocolate escuro reduz a pressão arterial e é bom para o coração. Agora os cientistas descobriram por que isso acontece.

A pesquisadora Maria Moore, da Universidade Estadual de Louisiana, disse: " Nós descobrimos que há dois tipos de micróbios no intestino: os 'bons' e os 'ruins'. Quando você come chocolate escuro, micróbios bons, como o Bifidobacterium e as bactérias lácticas, crescem e fermentam, produzindo compostos que são anti-inflamatórios. Essa formação natural anti-inflamatória entra na corrente sanguínea e ajuda a proteger o coração e artérias."

A equipe testou três tipos de pó de cacau, a matéria-prima utilizada para fazer chocolate, em um aparelho digestivo artificial que consiste em uma série de tubos de ensaio modificados.

O cacau contém os chamados polifenóis, compostos antioxidantes, tais como catequinas e epicatequina, e uma pequena quantidade de fibra dietética. Ambos os componentes são pobremente digeridos e absorvidos, mas são rapidamente transformados pelos micróbios bons no cólon.

"Em nosso estudo, verificamos que a fibra é fermentada e os grandes polímeros polifenólicos são metabolizados para moléculas menores, que são mais facilmente absorvidas", disse o Dr. John Finley, que liderou a equipe. "Estes polímeros menores exibem atividade anti-inflamatória. Quando estes compostos são absorvidos pelo corpo, eles diminuem a inflamação do tecido cardiovascular, reduzindo o risco de longo prazo de problemas cardíacos sérios."

Os resultados foram apresentados na reunião anual da American Chemical Society, no Texas. [DailyMail]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação