CÉREBRO : Em tempo real

Sistema de realidade virtual permite explorar seu cérebro em tempo real

E se fosse possível explorar seu cérebro em realidade virtual, observando seus pensamentos piscando diante de seus olhos? Uma equipe de neurocientistas e desenvolvedores de software criou uma maneira de fazer exatamente isso.


Um novo sistema combina escaneamento e gravações do cérebro com a realidade virtual para permitir que um usuário viaje através do cérebro de uma pessoa em tempo real. O "cérebro de vidro" foi demonstrado no festival interativo South by Southwest (SXSW) ontem (10/03).

O sistema foi desenvolvido pelos neurocientistas computacionais Tim Mullen e Christian Kothe, da Universidade da Califórnia, em San Diego, em colaboração com o laboratório de Adam Gazzaley, neurocientista da Universidade da Califórnia, usando um fone de ouvido de realidade virtual feito pela empresa de jogos Oculus Rift.

O cérebro usado na demonstrarão pertencia a esposa de Rosedale, Yvette, que estava usando um boné cravejado de eletrodos eletroencefalogramas (EEG) que medem as diferenças de potencial elétrico, a fim de registrar a atividade cerebral. A equipe de Gazzaley já havia digitalizado o cérebro de Yvette usando imagens de ressonância magnética (MRI) para revelar a sua estrutura subjacente e o emaranhado de fibras neurais.

Durante a demonstração, Rosedale usava o fone de ouvido de realidade virtual que o permitia explorar o cérebro de sua esposa em 3D, com flashes de luz exibindo sua atividade cerebral do EEG. Uma tela de projeção mostrava uma visão semelhante para o público. Quando o cérebro apareceu na tela, o zumbido de excitação na sala era audível.

Ser capaz de assistir literalmente sua própria atividade cerebral não é apenas diversão isso tem um potencial terapêutico. Por exemplo, as pessoas com lesão cerebral traumática ou outros problemas neurológicos poderiam visualizar como sua condição está afetando sua atividade cerebral, e aprender a corrigi-la. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação