CATACLISMA : O dia em que 148 tornados atingiram os Estados Unidos

Em 1974, 148 tornados distintos atingiram 13 estados dos Estados Unidos. O primeiro atingiu o Tennessee e Geórgia em torno de das 02h do dia 3 de abril, e dezenas de outros foram vistos dentro de horas em um caminho de Alabama e Mississipi para Michigan e Indiana.


Dos 148, 88 foram classificados como tornados F2, o que significa que a velocidade média do vento era de 178-217 quilômetros por hora. Seis deles foram tornados F5, isso é, suas velocidades foram de 321 quilômetros por hora, o mais alto que um tornado pode alcançar na escala Fujita.

Registros sobre a destruição final variam de fonte para fonte. Mas o que é certo é que mais de 300 pessoas foram mortas, mais de 6000 gravemente feridas, e o dano total estimado foi de cerca de meio bilhão de dólares.

Segundo testemunhas, as casas simplesmente explodiram. Em alguns lugares, não havia maneira de enxergar a imagem do funil que normalmente é relacionado aos tornados. A imagem vista era de objetos voando e um céu totalmente preto. A cidade de Martinsburg, Indiana, parecia estar desparecendo. Trens e ônibus escolares voavam como brinquedos e prédios foram destruídos em segundos.

Os tornados eram tão próximos uns dos outros que alguns convergiram e combinaram-se. Três deles chocaram-se em uma mesma casa em Ohio. Os tornados destruíram completamente a cidade de Xenia. Os que sobreviveram à destruição da cidade afirmam que as imagens foram extremamente chocantes: Vizinhos sendo varridos pelos ventos extremamente velozes, e restos mortais sendo lançados ao ar.

Mas como se sucedeu tamanha infelicidade?

Três fenômenos climáticos diferentes, todos inofensivos por conta própria, convergiram sobre os estados atingidos, criando o enorme surto de tornados. Uma frente de ar quente e úmido estava se movendo para o norte do México e convergiram com uma frente de ar frio e seco do Canadá, causando o desastre. [KnowledgeNuts]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação