Por que nós espirramos?

Começa com uma coceira no nariz, que rapidamente se torna uma poderosa força da natureza: o espirro. Um dos mecanismos de defesa nativos do seu corpo, o espirro é um processo fisiológico complexo projetado para eliminar invasores do seu corpo e proteger os seus pulmões e outros órgãos internos de uma possível contaminação.


O espirro ocorre quando o epitélio respiratório do nariz sofre uma irritação. A irritação da membrana mucosa estimula as terminações do nervo craniano trigeminal a enviam uma mensagem nervosa ao cérebro para ativar o reflexo conhecido como espirro. E este reflexo não é nada desprezível. O esforço coordenado entre o sistema respiratório, músculos e sistema nervoso parassimpático resulta em um feito impressionante a expulsão de ar a velocidades que alcança cerca de 150 km por hora.

Embora infecções respiratórias virais (como, por exemplo, o resfriado comum) possam irritar a membrana mucosa e resultar em espirros, existem uma série de outros fatores que levam ao reflexo. Alguns dos principais motivos para a irritação da mucosa nasal incluem pólen, pelos de animais, fumaças, poeira, mofo e ar frio.

Mas há um certo número de outros fatores menos comuns, que também desencadeiam espirros. Você sabia, por exemplo, que algumas pessoas espirram sempre que depilam a sobrancelha? Existem também aqueles que espirram quando expostos à luz solar e não são poucos, cerca de 1 a 10 indivíduos sofrem com esta condição. Algumas pessoas também alegam terem crises de espirros sempre quando estão de estômago cheio.

Os especialistas ligam tais condições fora do comum com defeitos na parte do tronco cerebral conhecido como bolbo raquidiano, que controla as respostas do sistema nervoso parassimpático a certos estímulos. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação