EINSTEIN : 5 frases famosas que não foram ditas por Einstein


1. "Todo mundo é genial. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, passará a vida toda acreditando que ele é estúpido".

Esta citação é muito comum em livros e artigos de autoajuda e superação. Entretanto, apesar de ser uma frase bonita e de efeito, não foi dita por Albert Einstein. A citação apareceu pela primeira vez no livro 'The Rhythm of Life: Living Every Day with Passion and Purpose' (2004), Kelly, Matthew. No entanto, não há evidência de que foi dita por Einstein.

2. "A lógica te levará de A para B. A imaginação te levará para qualquer lugar".

Mais uma citação motivacional que é falsamente atribuída para Einstein. Mesmo circulando pela Internet com atribuição ao cientista, também não existem evidências que comprovem a autoria.

3. "Qualquer tolo inteligente pode fazer coisas parecem grandes, complexas e exorbitantes. Andar no caminho oposto exige um toque de sabedoria e coragem".

Esta citação foi originalmente escrita por E.F. Schumacher em 1973, na dissertação "Small is Beautiful", do livro "The Radical Humanist", volume 37, página 22. A primeira vez que esta frase foi falsamente atribuída a Albert Einstein em 1997, já com o advento da Internet, e acabou com uma grande repercussão.

4. "Recuso-me a acreditar que Deus joga dados com o universo".

Esta frase foi baseada em uma carta enviada por Einstein para Cornelius Lancznos, como citado no livro Albert Einstein, o Lado Humano: "Você é a única pessoa que conheço que tem a mesma atitude que a minha em relação à física: Acredita na compreensão da realidade através de algo basicamente simples e unificado... Parece difícil olhar as cartas de Deus. Mas que Ele joga dados e usa métodos 'telepáticos', é algo em que não consigo acreditar". A frase existe, mas a versão que ficou famosa na Internet foi adaptada de uma carta particular.

5. "Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo que conta pode ser contado".

Apesar de interessante, esta frase nunca foi dita por Einstein. O site Quote Investigator aponta para um artigo de 1963 do sociólogo William Bruce Cameron: "Seria bom se todos os dados que os sociólogos exigem pudessem ser numerados porque então poderíamos rodá-los através de máquinas IBM e desenhar tabelas como economistas fazem. No entanto, nem tudo que pode ser contado conta, e nem tudo que conta pode ser contado". [Gizmodo]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação