Como Júpiter ajudou a prosperar a vida na Terra

Júpiter está a mais de 588 milhões de km de distância da Terra. Mas, apesar dessa enorme distância, os astrônomos acreditavam há muito tempo que a gravidade do gigante gasoso é tão forte que desvia cometas e asteróides que de outra forma atingiriam nosso planeta.


Agora, um novo estudo lança luz sobre a forma como essa forte atração gravitacional pode ter influenciado o clima da Terra, o que, por sua vez, criou as condições necessárias para a vida prosperar em nosso planeta bilhões de anos atrás.

A gravidade de Júpiter, que é 2,5 vezes mais forte do que a da Terra, é capaz de influenciar outros planetas do sistema solar - incluindo o nosso próprio. Isto significa que, dependendo da forma como Júpiter interage com a Terra, a órbita do nosso planeta - e, por conseguinte, o seu clima - pode variar significativamente. Por exemplo, se o nosso planeta é puxado para mais perto do sol, o clima iria mudar como resultado.

O estudo, da Universidade de New South Wales e Royal Holloway University of London, rodou vários modelos de computador do nosso sistema solar, de acordo com um relatório de Elizabeth Howell da Astrobiology Magazine. A cada simulação, os planetas do sistema solar permaneceram em seu lugar, enquanto Júpiter se movia em diferentes órbitas, variando de circular a elíptica.


Os cientistas também mudaram a órbita de Júpiter para dentro e para fora, para testar o que teria acontecido se o planeta tivesse se formado mais perto do sol, ou mais longe.

Cada simulação foi tomada através de um espaço de tempo de milhões de anos, registrando onde a Terra teria estado a cada 100 anos, como resultado da posição de Júpiter.DailyMail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação