CULTURA EUA

Los Angeles quer se tornar uma capital artística

Los Angeles é vista como ‘segunda linha’ em comparação a Nova York e Londres (Foto: Frieze Fairs/Twitter)

A Frieze lança sua primeira feira de arte em Los Angeles esta semana, um evento altamente antecipado em uma cidade há muito tempo vista como uma capital de arte de segunda linha em comparação com Nova York e Londres.

Mais de 70 galerias irão participar da Frieze Los Angeles, que acontece no estacionamento da Paramount Pictures Studios, em Hollywood. Uma tenda projetada pelo arquiteto Kulapat Yantrasast abrigará os estandes da galeria, dez dos quais serão espaços subsidiados para galerias emergentes.

Entre as exposições, os visitantes podem esperar encontrar galerias blue-chip mostrando os ícones da arte conceitual John Baldessari e Lawrence Weiner; e Unisex Love Nest, um trabalho de 1999 do falecido herói Mike Kelley, que nunca foi exibido em Los Angeles. Vários espaços mostrarão trabalhos de artistas com foco em Los Angeles, incluindo Doug Aitken, que captura uma certa visão cinematográfica da cidade, e Kathryn Andrews, que estará revisitando o infame assassinato da Dália Negra dos anos 1940.

Graças à abertura de várias galerias de arte internacionais e à fundação de novos museus privados, como o Broad e o Marciano, o cenário artístico da cidade tem surgido durante a última década. Mas uma feira de arte de classe mundial tem sido elusiva. Agora, a Frieze, que começou como uma revista de arte em Londres em 1991, antes de se dedicar a feiras de arte, está apostando que é a hora certa.

Além do programa da galeria, a Frieze assumirá o backstot da Paramount, um conjunto de pequena escala da cidade que já apareceu em inúmeros filmes, para uma série de projetos individuais de artistas. O backlot também apresentará várias organizações sem fins lucrativos e dirigidas por artistas, incluindo o Women’s Center for Creative Work; Acid Free, que realizará uma feira de mini-livros; e o complexo deserto do artista Andrea Zittel, AZ West.

Também há uma parceria com o Instituto de Arte Contemporânea de Los Angeles para oferecer passeios de ônibus com artistas e comediantes em Hollywood. Os ingressos irão beneficiar os programas comunitários e exposições da ICA.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação