INCRIVELMENTE PRESERVADO

Arqueólogos descobrem afrescos de Narciso em Pompeia

Pompeia atrai quase 4 milhões de visitante por ano (Foto: Pompeii - Parco Archeologico/Facebook)

Arqueólogos que trabalham em uma casa ricamente decorada na antiga Pompeia descobriram um afresco incrivelmente preservado representando o caçador mitológico Narciso, arrebatado por seu próprio reflexo em uma poça de água.

A figura de Narciso, que, de acordo com o mito, se apaixonou por sua própria imagem ao ponto de derreter-se do fogo da paixão que queimava dentro de si, era um tema bastante comum na cidade romana do primeiro século.

A descoberta, anunciada na última quinta-feira, 14, estava no átrio de uma casa onde, em novembro, escavações trouxeram à luz outro afresco que retrata uma cena erótica do mito grego de Leda e o cisne. “A beleza dessas salas nos levou a modificar o projeto e continuar a escavação”, disse a diretora do local, Alfonsina Russo.

A antiga cidade de Pompeia foi destruída em 79 d.C. por uma erupção que matou mais de 2 mil pessoas. As ruínas tornaram-se um dos sítios arqueológicos mais visitados do mundo.

A cidade, que atrai quase 4 milhões de visitantes por ano, percorreu um longo caminho desde 2013, quando a Unesco ameaçou colocá-la em sua lista de patrimônios mundiais em perigo, a menos que as autoridades italianas melhorassem sua preservação.

Em 16 de outubro de 2018, arqueólogos descobriram uma gravura que sugeria a erupção teria ocorrido em outubro de 79 d.C., e não em agosto, como se pensava anteriormente. Surpreendentes descobertas nos últimos meses incluem os restos de um cavalo e uma casa com um santuário elaborado.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação