PERTO DE JERUSALÉM

Assentamento neolítico de 9 mil anos é encontrado em Israel

Local tem cerca de 30 a 40 hectares (Foto: Asaf Peretz/IAA)

Um imenso assentamento da Idade da Pedra foi desenterrado próximo a Jerusalém e pode ter sido o lar de cerca de 3 mil pessoas, o equivalente neolítico de uma grande cidade, segundo detalhes divulgados pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla original).

Acredita-se que a área tenha sido habitada há 9 mil anos. O local gerou milhares de ferramentas e ornamentos, incluindo pontas de flechas, figuras e joias. As descobertas também fornecem evidências de planejamento urbano e agricultura sofisticados, o que pode forçar os especialistas a repensar o início da história da região.

Os arqueólogos encontraram uma grande coleção de edifícios logo abaixo da superfície do solo. Assim como casas particulares, a escavação revelou os remanescentes de instalações públicas e espaços usados para rituais e enterros.

Descrevendo o local como o maior do gênero “não apenas em Israel, mas no sul do Levante”, o diretor da escavação, Jacob Vardi, disse que o assentamento teria abrigado entre 2 e 3 mil pessoas, acrescentando: “Em comparação com outros assentamentos, é como uma cidade muito grande “.

A descoberta foi feita perto da cidade israelense de Motza, cerca de cinco quilômetros a oeste de Jerusalém. Embora a área tenha sido de interesse arqueológico há muito tempo, Vardi disse que a enorme escala do local – que mede entre 30 e 40 hectares – só surgiu em 2015 durante as pesquisas para uma rodovia proposta.

As estruturas sugerem que o gesso foi amplamente utilizado, enquanto os becos entre edifícios apontam para um planejamento urbano comparativamente avançado, disse Vardi.

Foram encontrados galpões de armazenamento que continham leguminosos, como lentilhas, o que implicava uma agricultura intensiva no local. Ossos desenterrados de animais também apontam para criação de ovelhas.

Outros objetos desenterrados sugerem que os habitantes desfrutaram de comércio ou contato com o mundo exterior. Conchas do Mar do Mediterrâneo e do Mar Vermelho estavam entre as descobertas, assim como a obsidiana – um tipo de vidro vulcânico – da Anatólia, na atual Turquia.

De acordo com Vardi, o local recém-escavado pode mudar a compreensão dos especialistas sobre a vida na região durante os últimos estágios da Idade da Pedra. Em particular, ele disse que refuta as teorias de que os assentamentos desse tamanho só existiam em outras margens do rio Jordão ou na região do norte do Levante.CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação