RECURSOS NATURAIS

Humanidade esgota recursos do planeta para 2019

Em 2019, o Dia da Sobrecarga chegou dois meses antes de 20 anos atrás (Fonte: Reprodução/Pixabay)

Um cálculo realizado pela ONG Global Footprint Network revelou que a humanidade já esgotou os recursos naturais (isto é, água, terra, ar limpo, entre outros) do planeta para este ano.

A cada ano o chamado Dia da Sobrecarga, que é calculado desde a década de 1980, chega mais cedo. Em 2019, ele chegou dois meses antes de 20 anos atrás.

Em comunicado, a ONG ressaltou que “o fato de que o dia da sobrecarga da Terra seja 29 de julho significa que a humanidade utiliza atualmente os recursos ecológicos 1,75 vez mais rápido” que a capacidade de regeneração dos ecossistemas.

A ONG advertiu ainda que “o custo desta sobrecarga econômica mundial está se tornando cada vez mais evidente com o desmatamento, a erosão dos solos, a perda da biodiversidade e o aumento do dióxido de carbono na atmosfera. Isto leva à mudança climática e a fenômenos climáticos extremos mais frequentes”.

A WWF, ONG associada à Global Footprint Network, destacou a grande dos modos de consumo entre os países: “o Catar alcançou seu dia de sobrecarga depois de 42 dias, enquanto a Indonésia consumiu todos os recursos para o ano inteiro depois de 342”.

Ainda de acordo com a WWF, se todos vivessem como os franceses seriam necessários 2,7 planetas. Caso adotassem o modo de consumo dos americanos, seriam necessários cinco planetas. Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação