Aos ex-fumantes


Idade e IMC influenciam no ganho de peso (Reprodução/Internet)

Um estudo realizado pela da Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, desmitificou o pensamento que parar de fumar engorda. Os pesquisadores descobriram que o ganho de peso, após o abandono do cigarro, caso aconteça, é pequeno e depende de outros fatores, como índice de massa corpórea e idade. A pesquisa, publicada na revista Health Service Research, avaliou 349 mil fumantes e ex-fumantes a partir de dados da Vigilância de Fatores de Risco e Comportamentais de 2004, 2005, 2009 e 2010. Os voluntários responderam a um questionário sobre comportamento, saúde, tabagismo e índice de massa corpórea (IMC).
O estudo aponta que o abandono do cigarro causa um pequeno aumento de IMC. Após um mês sem fumar, os indivíduos jovens de ambos os sexos, apresentaram aumento de 2,3% no índice de massa corpórea. Esta porcentagem subiu para 5,2% após seis meses sem o cigarro.
No entanto, entre homens e mulheres mais velhos, o ganho de peso foi mais alto. As mulheres com mais idade foram a que apresentaram maior aumento de IMC: 8%, cerca de seis quilos, dez anos depois de pararem de fumar. Segundo pesquisadores, os resultados são incentivos para que fumantes, principalmente os jovens, abandonem o vício e ressaltam que os benefícios compensam qualquer ganho de peso.
Fonte: Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação