Falar é difícil


Robert Murphy se descreve como confiante e falante, mas diz se calar em certos grupos (Reprodução/Wall Street Journal)

Você já ficou mudo em uma festa ou ficou com a língua presa em uma reunião por medo de dizer algo estúpido – mesmo que se considere pelo menos tão inteligente quanto qualquer um no ambiente?

Uma pesquisa feita por cientistas do Instituto de Pesquisas Virginia Tech Carilion oferece uma explicação sobre o porquê de muitas pessoas se tornarem, de fato, menos inteligentes em grupos pequenos.

Se pensamos que os outros em um grupo são mais inteligentes, nós podemos nos tornar mais burros, temporariamente perdendo tanto a nossa habilidade de resolução de problemas quanto o que os pesquisadores chamam de “expressão do QI”.

O fenômeno da mudez súbita parece ser mais comum em mulheres e em pessoas com QIs mais altos, de acordo com o relatório, publicado em janeiro no periódico Philosophical Transactions.

As mulheres são geralmente mais atentas ao que os outros possam estar sentindo ou pensando, uma sensibilidade que provavelmente tem uma origem evolutiva, disse o líder da pesquisa Read Montague.

Dois fatores primários influenciam como nos comportamos em grupo: a personalidade e a posição, disse Michael Woodward, um psicólogo de Nova York e autor de “O plano você: um guia em cinco passos para tomar responsabilidade da sua carreira”. Se você fica quieto em um ambiente de grupo, não significa necessariamente que você é tímido, mas significa que você pode ser introvertido. Os introvertidos preferem coletar seus pensamentos antes de falar e podem se sentir pressionados em um grupo, especialmente de extrovertidos, que tendem a “pensar alto” e processar informações durante a fala.

Wall Street Journal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação