O dia em que o Twitter chinês ‘matou’ Kim Jong-un


Boataria começou na rede Weibo, versão chinesa do Twitter

Tudo começou como um boato improcedente que nenhum veículo levou a sério, mas, aos poucos, foi ganhando atenção graças à versão chinesa do Twitter, o Weibo. O microblog foi responsável por espalhar rumores durante toda a sexta-feira, 10, de que o supremo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, teria sido assassinado, meses depois de ter assumido o poder do país.

Um perfil no Weibo escreveu: “O maior líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, essa manhã às 2h45, horário de Pequim, teve sua residência invadida e foi assassinado por pessoas não-identificadas, que foram mortas por seus guarda-costas.” Outros afirmam que Kim Jong-un pode estar foragido em vez de morto, mas ambos os registros dizem que algum tipo de golpe está ocorrendo no país.

O rumor teria começado depois que um funcionário da embaixada de Pequim na Coreia do Norte mandou uma mensagem para o microblog: “Embaixo aqui do escritório, os carros da embaixada coreana não param de circular rapidamente. Agora há mais de 30 carros. É a primeira vez que vejo uma situação como esta. Aconteceu alguma coisa na Coréia?”

No final do dia, até o Twitter da BBC já estava dando como certa a morte do jovem líder, informando de que, em breve, divulgaria novas informações. Mas as “breaking news” prometidas pela rede inglesa não foram adiante. Até agora, nada foi confirmado e as agências de notícia fazem silêncio, por medo de uma “barrigada” histórica. De qualquer maneira, sabendo como a informação é controlada na Coreia do Norte, seria impossível confirmar tão cedo. Apenas uma aparição pública de Jong-Un poderia acabar de vez com a boataria. Mesmo assim, oficiais americanos fizeram questão de encerrar os rumores. Questionado pela rede ABC, um oficial foi categórico: “Nada disso está acontecendo”.

Não custa lembrar, no entanto, que o serviço de inteligência levou três dias para descobrir a morte do pai de Jong-il, pai do atual supremo líder, só foi revelada pela agência oficial norte-coreana.

Fonte: Daily Mail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação